Conclusão (ou considerações finais? )


A - O CFA e o percurso de aprendizagem
O CFA presta tanta importância ao processo utilizado nos cursos e percursos de aprendizagem quanto ao resultado da aprendizagem.
Devido à dinâmica constante em que vivem as sociedades, à globalização, às pressões sociais e económicas, à interacção sistémica das diversas ciências e outras áreas do conhecimento os processos de aprendizagem têm de introduzir elementos facilitadores da mesma e que se adeqúem às necessidades da população-alvo, aos modelos de ensino-aprendizagem, objectivos a atingir e contextos em que se decenvolvem.
O CFA tem sido sempre receptivo à integração de inovações e adaptações, mantendo a coerência dos seus propósitos e objectivos, promovendo assim a notoriedade e a relevância do seu contributo para os projectos de aprendizagem dos indivíduos e da sociedade em geral.
A proposta do percurso de aprendizagem identificada é um trabalho simples, de contornos delimitados e claros, adequado às características da população-alvo e aos objectivos a atingir, sendo esta a solução mais ajustada neste momento para dar resposta às necessidades. No entanto, este percurso ao ser implementado nos segundo e terceiro grupos a realizar, terá outras incorporações e melhorias a registar.


Decisões tomadas que contribuíram e contribuirão para a eficiência do processo (aqui referimos o processo do percurso de aprendizagem)
  • definição do desenho pedagógico;
  • definição do modelo do percurso de aprendizagem;
  • definição do formato de entrega dos conteúdos didácticos;
  • acompanhamento contínuo e individualizado da produção dos autores e técnicos envolvidos;
  • pesquisa de informação, modelos e exemplos de “formatos” de textos
  • ...

Ainda serão pesquisados e estudados os seguintes aspectos:
-....

B- O percurso de aprendizagem e a equipa (aqui pode ser sobre as nossas aprendizagens??)
Decisões tomadas que contribuiram para a eficiência do processo seguido
- ....
Aprendizagens efectuadas ou consolidadas
- ...